top of page
Foto do escritorMarcio strzalkowski

Vingadores - Ultimato

Três semanas depois da maior derrota dos Vingadores durante a Guerra Infinita, os herois da Terra localizam Thanos para que ele desfaça todo o mal que cometeu. Traçando um plano para trazer de volta todas as pessoas mortas pelo Titã Louco. O que não será fácil. O filme encerra mais de 10 anos da maior saga cinematográfica do mundo.


E merece mais um review machista!


Vingadores - Ultimato (Avengers - Endgame 2019)

Dirigido por Anthony e Joe Russo

Escrito por Christopher Markus e Stephen McFelly


Derrotas e falhas

O filme começa mostrando o Gavião Arqueiro Clint Barton, Jeremy Renner, vivendo tranquilamente com sua família e treinando a sua filha com arco e flecha. Ele calmamente ensina a sua filha a acertar no meio do alvo enquanto seus filhos comem um cachorro quente brasileiro com maionese.

Em um momento ele está feliz e no outro a sua família simplesmente some sem deixar vestígios.

Isso mostra a extensão da tragédia proporcionada por Thanos e define todo um caráter de vários

personagens ao longo da história.


Também temos a belíssima sequencia sobre Tony Stark, Robert Downey Jr, no espaço mandando uma mensagem para a sua amada Pepper Potts, Gwyneth Paltrow, sobre sua luta com Thanos, sua derrota, perder Peter Parker e a morte iminente por falta de ar. Stark espera morrer dormindo

quando o oxigênio acabar. E nesse momento provavelmente vai estar sonhando com ela. Sempre com ela.

O trailer de Vingadores que mostra essa passagem é por si só uma pequena obra de arte.


Stark é resgatado então pela Capitão Feminazi, Brie Larson. Os Vingadores então se unem na terra para finalmente encontrar Thanos. Infelizmente, Thanos foi capturado e revelou que usou todo o poder das Joias para então Destruir as Joias do Infinito! Impedindo os Vingadores trazer as pessoas de volta.

Sem opção, Thanos é decapitado por Thor. A Terra foi vingada.


E sem ter como voltar atrás as ações do Titã, se passam cinco longos anos de derrota e pesar que definem mudanças em nossos heróis.


Com a Derrota dos Vingadores, algumas mudanças ocorreram...


Estar errado pelo motivo certo, estar certo pelo motivo errado.

Tony Stark agradece a Capitão America pelo resgate, mas explica furioso aquilo pelo qual brigou tanto com o próprio Capitão em Vingadores - A Era de Ultron e Capitão America - Guerra Civil.

O conceito de uma armadura em volta do Planeta Terra, um plano de defesa justamente para casos como Thanos.

O conceito de construir novas armas e meios de defesa. Em muitas coisas podemos afirmar que Tony esteve errado, mas pelos motivos certos. Enquanto que o Capitão America, Chris Evans, defendeu uma concordância democrática sobre criar um plano de defesa.

Ele também defendeu o direito de não se submeter a um governo e de ninguém ser preso sem um julgamento. No caso de Bucky, seu amigo que foi manipulado a se tornar um assassino contra a vontade.

Capitão defendeu o certo pelos motivos errados.


Foi o dialogo mais importante de dois filmes e merece voltar a pauta aqui.

A derrota para Thanos e o Genocídio de Trilhões de vidas no universo mostrou que Tony estava certo.

E com isso, ele se isolou com Pepper para finalmente ter uma família. Com sua pequena filha Morgan.


De Volta para o Futuro!

São longos anos de depressão para os Vingadores e para o mundo até que um dia um furgão carregado com os equipamentos do Professor Hank Pym, os equipamentos são ligados depois de cinco anos pelas patas da aparição especial de Mickey Mouse e isso faz com que um herói do passado volte. Se trata do Homem Formiga, Paul Rudd, que traz consigo uma informação valiosa: A Viajem no Tempo é possível!


Temos assim, toda uma citação de filmes sobre viagem no tempo e um planejamento que vai precisar

de todos os heróis para voltar no tempo, homenagear todos os filmes importantes de 10 anos de

Universo Cinematográfico da Marvel e trazer de volta para o futuro todas as Joias do Infinito!


É lógico que é um plano tão maluco que pode dar certo.

E a esperança mostra uma infinidade de piadas e conceitos tão enraizados em nossa cultura que mostra todo um carinho e cuidado com o tema. Tem citação até de Hot tub - Time Machine!

E o conceito de viagem no tempo é o mesmo dos quadrinhos de Quarteto Fantástico.

Você é incapaz de mudar o seu próprio passado, apenas de criar realidades alternativas que não mudam o tempo original do viajante!


Da derrota a procura de Redenção

Um dos temas mais comuns em filmes machistas é o fato de que um homem que perde sua família pode se entregar para a raiva e ao ódio. Neste quesito, temos a história de Thor, Chris Hemsworth, cuja derrota foi pesada. Thor praticamente abandonou seus ideais heroicos, seus valores, sua vontade de governar Asgard e tudo o mais para se dedicar a ficar bebendo cerveja, jogando Fortnite e se afogando em auto piedade. Precisando ser resgatado pela sua amizade com Hulk.


E vamos falar dos elefantes na sala.

Thor sentiu muito o peso das derrotas, principalmente sendo o personagem mais descaracterizado do MCU pelos filmes Thor - Mundo Sombrio e Thor - Ragnarock, onde perdeu praticamente tudo incluindo mãe, pai, mais da metade de seu povo, seu martelo e a própria Asgard. Thor está todo barbudo, cabeludo e gordo em Vingadores Ultimato. Está isolado e está sempre sorrindo. E isso é sintoma sério de DEPRESSÃO. Doença que vitima muitas pessoas. O que me faz lembrar diretamente de pessoas queridas como o comediante Robin Williams e o comediante Fausto Fanti do grupo Hermes & Renato no Brasil. Ambos se mataram tragicamente depois de sofrer depressão. Atualmente, um dos comediantes mais queridos a sofrer desse mal é Jim Carrey.


Outro que sofreu muito foi Clint Barton que terminou abandonando completamente a sua

história heroica para se tornar o Vigilante Ronin. Que mata criminosos sem dó. Passando cinco longos anos matando em torno de 400 criminosos. Comportamento completamente auto destrutivo. Temos aqui o tema de como Clint se deixou levar pelo desespero e pela dor até ser resgatado pela amizade de Viúva Negra, Scarlett Johansson, que estende a mão oferecendo nada menos que redenção e esperança. Clint se torna então um dos mais compromissados com a missão.


Temos então a construção de um caráter machista mais antigo que a própria humanidade.

Que é a Jornada dos Heróis pelo bem comum através de redescobrirem suas motivações, seus valores e suas virtudes para enfrentar um grande mal para conseguir salvar trilhões de vidas.


11 loucos no tempo

A parte fundamental do filme é a grande homenagem que o mesmo faz por 10 anos de Marvel.

E isso significa revisitar grandes momentos dos Vingadores assim como uma jornada diferente para cada personagem. Tem muita porrada, comédia, ação e alguns personagens tem oportunidades únicas no mundo.


Thor, por exemplo, vai para Asgard recuperar a Joia da Realidade junto com Rocket Racoon.

Mas lá, acaba sendo encontrado por sua própria mãe Frigga, a fodastica Rene Russo, a qual não só reconhece o seu filho de um outro tempo, como reconhece o quanto ele precisa do conselho de sua mãe.

Thor voltou no tempo para recuperar uma Joia Infinitamente preciosa, mas o maior tesouro foi mesmo poder ver a sua mãe. Isso o ajudou a se reencontrar mais do que vitória ou vingança. E de bonus ainda recuperou o Mjölnir!


Outro que conseguiu muito mais do que procurava foi Tony Stark, que conseguiu conversar com ninguém menos que seu pai Howard Stark, John Slattery, e o assunto foi simplesmente família!


Mas com certeza o evento de maior importância foi justamente Gavião Arqueiro e Viuva Negra em sua busca pela joia da Alma! Pois para conquistar a Joia da Alma, existe um preço altíssimo. A pessoa que quiser ter a Joia tem que sacrificar a pessoa que mais ama. E então temos um momento que realmente devemos conversar sobre o valor da amizade, da família e do sacrifício próprio pelo bem dos outros.


Clint não acreditava em redenção fácil e estava disposto a se sacrificar pelo bem das pessoas.

E justamente a Viúva Negra acreditava na redenção do amigo e em fazer o que era certo. O que levou ambos os personagens a lutar para se sacrificarem pelo bem da humanidade. No final, Natasha Romanov, a Viúva Negra, fez o sacrifício maior e mais importante do filme.


O Exterminador do Futuro

Rhodes, O Maquina de Combate interpretado por Don Cheadle, e Nebulosa vão para o Planeta Morag em Guardiões da Galáxia nocautear Peter Quill, Chris Pratt, e tomar a Joia do Poder. A missão é fácil até que a rede neural de Nebulosa, Karen Gillan, entra em contato com a sua parte no passado. Nessa hora,Thanos tem acesso a toda a sua memória de passado, presente e futuro. Sabendo do plano dos Vingadores.

Thanos captura a Nebulosa do futuro e faz a troca para conseguir viajar no tempo e espaço até encontrar os Vingadores e todas as Joias do Infinito Juntas.


Quando os Vingadores conseguem trazer todas as pessoas que Thanos matou, temos o Titã Louco chegando a terra para destruir tudo e pegar as Joias. Ao final do filme, temos incríveis 40 minutos de porrada!

E não preciso descrever cada porrada em tela para explicar a importância dessa batalha.


Assim pelo fato de seu tamanho. Recuperar todas as pessoas que Thanos matou significa que no final todo mundo foi para a batalha com nada menos que 80 herois e heroinas!


Disparado o melhor filme do ano!


O Respeito as Mulheres!

Adoro explicar como filmes machistas tem sim espaço para heroínas fodonas!

A começar pela Viúva Negra de Scarlett Johansson, que neste filme fez o papel mantendo todos os heróis juntos. E não só isso, ela escolheu salvar o grande amigo Gavião lhe dando a esperança de voltar a ter a sua família e chegou ao cumulo de se sacrificar para conseguir a Joia da Alma. Incomoda um pouco que não tenha tido um funeral decente pra ela e nem que tenham usado a joia da alma e do tempo para traze-la de volta.


E falando em mais respeito a essa personagem, vou fazer justiça com ela explicando que a sua história de origem foi literalmente roubada no cinema.

Viúva Negra foi criada pela KGB para ser a espiã perfeita com treinamento, tortura, lavagem cerebral e até a mutilação de seu ventre! Ela passou todo o inicio de sua vida aprendendo a matar e boa parte de sua vida adulta matando em nome de quem pagar mais.

E o que mudou na vida dela foi a amizade de Clint Barton que a ajudou sem querer nada em troca!

Ela conheceu verdadeiros heróis e eles a aceitaram como família. E isso ajudou a definir um caráter heroico da heroína. Foram longos anos de redenção. Uma verdadeira Heroína Fodona!


A verdadeira Heroína mais Forte!

A Feiticeira Escarlate de Elizabeth Olsen entrou de corpo, alma e principalmente coração na batalha!

Deu muito trabalho para Thanos. Fez questão de encarar o Titã pelo que ele fez ao único homem que amou, Visão! A Feiticeira tem poderes de manipular a matéria, as probabilidades e a magia do caos! Chegou a tal ponto que quase o venceu e isso o fez apelar com um ataque aéreo. O Fogo no Céu!

Onde sua nave faria um bombardeio em cima do campo de batalha!


A Injustiçada Nebulosa

Karen Gillan fez um trabalho fenomenal como a personagem Nebulosa.

Em três filmes, a personagem foi de vilã a heroína representando dor, sofrimento,

rancor, esperança, teve momentos de puro heroísmo, cenas de luta maravilhosas e

fez parte integral da história ligando os Vingadores com o Vilão Thanos.

É uma personagem com o arco mais completo do MCU.

E mesmo depois de tudo isso, mal aparece nos posteres do filme!

Sendo substituída pela Capitã Feminazi...


A Capitã Feminazi

Brie Larson é uma feminista insuportável interpretando uma personagem extremamente poderosa.

Chegou ao ponto de ser tóxica e incomodar outros atores do filme, principalmente atrizes.

A personagem é extremamente arrogante perante os Vingadores. E isso é ruim?


Ficaria fácil eu apontar a personagem sendo assim por causa do feminismo.

Mas a verdade é que o poder extremo e a arrogância fazem parte tanto da personagem quanto da construção de vilões. Nos quadrinhos, ela chegou a ser vilã de algumas sagas. O que condiz com o filme onde com todo o seu poder, ela teve duas derrotas amargas para Thanos.

Se a essência machista do filme é o respeito para todas as personagens femininas em 10 anos de Marvel nos cinemas, a Capitã Feminazi é o desrespeito feito de um jeito que diminui o papel de outras mulheres e colegas.


Por Marcio Strzalkowski

Força e Honra!

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page