top of page
Foto do escritorMarcio strzalkowski

Matador de Aluguel


Matador de Aluguel

Road House (2024)

Dirigido por Doug Liman

Escrito por Anthony Bagarozzi Chuck Mondry e R. Lance Hill

 

Ótimo filme de ação e porradaria! Um filme machista onde o protagonista protege e respeita as mulheres! Uma refilmagem digna de um filme clássico!

 



O Respeito ao Original

Matador de Aluguel original foi um sucesso de 1989 com Patrick Swayze, que nos deixou em 2009. Também vale o destaque do produtor Joel Silver, que simplesmente produziu dezenas dos seus mais queridos filmes de ação desde a década de 1980. Com todo esse destaque do filme original, a equipe do novo filme decidiu sentar no ombro do gigante e fazer o seu melhor utilizando velhos valores.

 

Um grande exemplo é o fato do personagem James Dalton de Patrick Swayze ser lembrado, mas não usado durante o filme. Aqui nós temos um novo personagem chamado de Elwood  Dalton, mas com uma história nova de ter sido um lutador de UFC que caiu em desgraça.

 



Porrada de Respeito

A simples abertura do filme antes mesmo de Dalton de Jake Gyllenhaal entrar em cena. Uma luta underground de vale tudo em um bar. Esse inicio é um esboço do resto do filme. As porradas são coreografadas e até mesmo alteradas digitalmente para serem o mais realistas possíveis. Onde conseguimos ver os socos atingindo os atores enquanto sangue jorra.

A Musica "Horsepower" de Post Malone marca a entrada.

 

Este é o nível de qualidade do resto do filme.

Um compromisso com cenas de luta onde conseguimos ver socos atingindo o rosto dos atores, sangue e principalmente golpes realistas para os fãs. E é neste contexto que o personagem Dalton de Jake Gyllenhaal, que foi profissional de Luta UFC.

 



O Respeito às mulheres

O que adoro falar? Filmes machistas são os que mais respeitam e protegem as mulheres! A personagem da belíssima Jessica Williams, Frankie, procura especialmente por Dalton para ele ser o segurança de sua taverna chamada de Road House. Uma taverna chamada Taverna.

O filme mal começou e nosso personagem principal já recebe um pedido para proteger uma dama. Com direito a chegar na cidade e ser recebido por outra menina gracinha, Charlie, vivida pela atriz Hannah Love Lanier, que adora livros e faz referencias a clássicas histórias de faroeste.

A Musica "Ridin Around" de Jelly Joseph pode ser ouvida.

 

Briga de bar

Cenas de brigas de bar são uma das coisas mais difíceis para qualquer diretor fazer. Normalmente são uma dúzia de dubles coordenados para uma cena. A música "You Got to Be a Man" por Natalie Bergman and Friends marca essa entrada na Taverna. É o típico bar nos Estados Unidos que tem uma tela de proteção para objetos jogados contra os músicos. Tudo muito perigoso, mas com um segurança novo chamado Billy que ajuda a tirar os brigões.

 

A coisa fica séria quando uma gangue de motoqueiros invade o local para agredir os clientes e ameaçar a dona. É nessa hora que Dalton entra em cena. A música "Johnny Too Bad" por Natalie Bergman and Friends marca esta primeira cena de luta de Dalton, que realmente é um show de técnica marcial. Os motoqueiros levam tanta porrada que o próprio Dalton acaba levando eles para o hospital ao som de "Kokomo" dos The Beach Boys!

 



Ellie

Personagem vivida pela atriz Daniela Melchior, Ellie é a médica da cidade e faz questão de agradecer a Dalton por ele dar uma verdadeira surra nos valentões que invadiram a Taverna.

De fato, depois disso, toda a cidade acaba conhecendo Dalton.

Especialmente o grande vilão da trama, Ben Brandt, vivido pelo ator Billy Magnussen. Um maníaco que vive com seu barco em alto mar e está cercado de capangas que conseguem ser tanto ameaçadores quanto alivio cômico.

Ellie sabe de todos os podres da cidade e pretende manter Dalton atualizado de tudo.

 



Knox

Conor McGregor adentra o filme em grande estilo, rouba a cena e proporciona algumas das melhores cenas do filme!

 

Foi chamado para ajudar Ben Brandt na hora em que estava saindo da casa de uma mulher casada. Como saiu completamente pelado, fez questão de sair em publico procurando pelo melhor terno.

Para quem não sabe, Conor McGregor é um verdadeiro lutador de UFC chamado especialmente para o filme.

Knox faz questão de chegar na casa do vilão do filme, lhe dar uma porrada em nome de seu pai e explicar que ele vai acabar com o segurança da Taverna. Sendo verdadeira ameaça física.



As Músicas

É um filme bom, divertido e tem uma trilha sonora feita por artistas que merecem destaque. Aqui vai a lista das músicas.


"Horsepower" de Post Malone

"Ridin Around" de Jelly Joseph

"You Got to Be a Man" de Natalie Bergman and Friends

"Johnny Too Bad" de Natalie Bergman and Friends

"Kokomo" de The Beach Boys

"Enter Sandman" de Rina Sawayama (Trilha sonora de Dalton)

"Praise the Lord" de Breland

"Keep on Smilin" de Rockin' Dopsie Jr. and The Zydeco Twisters

"I Got Loaded" de Rockin' Dopsie Jr. and The Zydeco Twisters

"You'll Lose a Good Thing" de Rockin' Dopsie Jr. and The Zydeco Twisters

"What I Got" de Jelly Joseph

"So Right" de Rafa Carbonell (feat. Max Silver)

"Body Wan Shake" de Fred Motif and Magugu

"Jukebox Songs" de Tommy McLain

"Before I Grow Too Old" de Tommy McLain

"Poke Chop" de CC Adcock and The Lafayette Marquis

"Florida Thang" de Pouya

"I'm Gonna Get You – Pt. 2" de GC Cameron

"Island Candy" de Ruwanga Samath

"Stealin' All Day" de CC Adcock and The Lafayette Marquis



As lições de moral do filme

Aqui que os frescolas choram. O Machista se coloca em um papel de respeitar e proteger todas as mulheres no filme. Reacionário, ele reage contra os bandidos mesmo que os bandidos façam parte da lei!

Em diversas situações, o machista se nega a praticar a injustiça. Existindo situações onde bandidos menores são poupados e até levados ao hospital. E existem situações onde bandidos perigosos merecem a morte.

Ao final do filme, mesmo que ele tenha conseguido roubar muito dinheiro dos bandidos, ele se negou a ficar com o dinheiro.


E mesmo com tudo o que sofreu, ainda pega o onibus em rumo ao por do sol.

Um ótimo filme.


Por Marcio Strzalkowski

Força e Honra!


 

 

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page