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Foto do escritorMarcio strzalkowski

Deu a Louca nos Monstros

Filme maravilhoso feito de forma a entender que crianças não devem ser tratadas como burras. Aborda os monstros clássicos da Universal de forma assustadora e respeita seu publico.

Vamos abordar sobre seus temas com um review especial  e machista do Salsichão do Amor.


Deu a Louca nos Monstros

Monster Squad 1987

Dirigido por Fred Dekker

Escrito por Shane Black e Fred Dekker


O filme inicia fazendo uma grande homenagem ao final do livro Drácula de Bram Stoker. Tem até tatu passeando pelo castelo como no filme clássico de Bela Lugosi. No livro clássico, Professor Van Helsing e os caçadores de vampiros perseguem Drácula de volta a seu castelo. Neste filme, Drácula pode ser visto pendurado no teto em forma de um assustador morcego.



Mas sobre o que Drácula é?

O horror de Drácula se inicia 1448, Drácula era o Príncipe da Valáquia, o mais alto posto da aristocracia de uma época feudal. Abaixo de Reis e Imperadores. Desafiando Mehmed II, Imperador Muçulmano responsável pela queda de Constantinopla. Em uma disputa com um poder superior, Drácula utilizou de uma violência tamanha que jamais poderia ser apresentada em décadas de cinema. Drácula matou e empalou Milhões de pessoas. Um método de execução que jamais poderia ser filmada onde introduzia uma grossa estaca de madeira no fiofó de suas vitimas.

O horror de Drácula é um monarca de uma época feudal que sobreviveu por séculos através de beber o sangue dos inocentes. Drácula já foi um ser humano, o pior tipo de ser humano, um monarca genocida!


O horror de Drácula é a sua pós-vida sobrenatural. O vampiro não pode ser morto de forma natural. A espada mais afiada ou o rifle mais poderoso não podem ameaçar Drácula. E usar a força bruta é aprender que Drácula tem a força de 10 homens. Ou mais.


No livro clássico, Drácula pode se transformar em morcego, em um enorme cão negro ou até mesmo em nevoa pura. E se tudo isso não for o suficiente entre Drácula e sua vitima, ele pode simplesmente controlar a mente de suas vitimas!


Suas vitimas são forçadas através de horrores antigos. O horror de um mal antigo que pode surgir como morcego, como cão ou como a nevoa. Usando a força bruta ou até mesmo o controle da vontade da vitima.


No livro, Drácula faz chacota das próprias crenças que defendeu em vida. Onde Jesus pregou; Aqueles que comerem sua carne, beberem seu sangue e viverem suas vidas dedicadas a sua mensagem de fé em Deus e amor ao próximo viveram eternamente no Reino de Deus.

Drácula faz o oposto. Faz o uso da força, da mentira e até de controlar a mente de suas vitimas para que bebam seu sangue. Para morrer nesta vida e voltarem de suas tumbas em completa escravidão. Servos de Drácula condenados a sobreviver pela violência e ao inferno.


O filme inicia chamando os caçadores de vampiros de lutadores da liberdade. Explicar Drácula como um monstro que escraviza e condena suas vitimas é explicar que seus caçadores estão lutando por liberdade. Valores que unem pessoas com pensamentos conservadores, liberais e libertários contra todas as formas de escravidão. De pensadores clássicos como Platão, Voltaire e Rothbard defendendo liberdades contra déspotas genocidas. Lutando contra a escravidão física e até mental contra um monstro capaz de controlar a mente de suas vitimas.


Dentro desse ideal, podemos interpretar conservadores armados com crucifixos e valores tradicionais; Unidos com liberais armados com balas de prata e fé racional; E libertários carregando água benta e um chicote Vampire Killer. Todo mundo junto para invadir a Transilvânia e dar um pau no Drácula!



O ataque ao Castelo de Drácula se inicia

Um cacho de dinamite é usado para destruir o portão de Drácula. Van Helsing e seus companheiros adentram o castelo e surpreendem uma jovem vampira que bebe o sangue de um gambá. Obviamente é uma vitima e escrava de Drácula condenada a fazer tal ato bestial. O próprio Van Helsing se encarrega de colocar uma estaca de madeira em uma besta e acertar a pobre jovem no peito.


Os caçadores de vampiros se apressam. Uma jovem virgem surge e deve ler um pergaminho. O objetivo é provocar uma joia sagrada a abrir uma porta para o purgatório.

E aqui eu devo chamar a atenção. Abrir o caminho até o purgatório desperta a fúria do exercito de mortos-vivos de Drácula! Existindo a relação de Drácula com zumbis que se levantam de seus túmulos para causar o apocalipse. Ou apenas proteger seu castelo. Os mortos-vivos iniciam ataque contra os caçadores de vampiros. A revelação de que Drácula está por trás da Noite dos Mortos-Vivos é demais para eles!


Ele falharam...



1987

Aqui temos o outro grande acerto de Deu a Louca nos Monstros. Se o inicio desde filme já acertou em mostrar Drácula como um monstro assustador cercado por jovens vampiras e outros mortos-vivos. O outro acerto é mostrar o elenco infantil exatamente como crianças que são uma metralhadora de piadas politicamente incorretas.


Nada forçado. Apenas crianças agindo exatamente como crianças. Usando camiseta de "Stephen King Rules!" ou comentando sobre o formato da cabeça da professora. Os dois melhores amigos possuem um clube de Monstros sobre filmes de terror e por isso que gostam de desenhar nas aulas da professora. São os amigos Sean e Patrick.


Uma das piadas politicamente incorretas é o menino Sean comentar que não gostou do diretor tocar os ombros dos meninos de maneira homossexual. Comentando que deviam avisar sobre gente assim nas escolas. Nem preciso comentar, 30 décadas mais tarde e os homossexuais se tornaram uma militância LGTB que faz Doutrinação de Ideologia de Gênero contra nossas crianças. Quem diria que eles realmente se tornariam um perigo para as crianças?


Bullying e valentões

Como eu odeio as narrativas, as mentiras e a ideia de mudar certas palavras para proteger o que é errado. Vamos à descrição da cena antes. O nome do menino é Horace, e tudo o que ele estava fazendo é sair da escola. Logo, dois garotos maiores ficam na sua frente e começam a chamar Horace de gordo. Simples assim. Tudo bem que todo mundo chama ele de Gordão.

Por isso que odeio a palavra ‘bulling’. Pois, pode ser usada para descrever qualquer atividade criminal de um menor. Se um adolescente ameaça bater em menino menor pelo dinheiro do lanche, usam as palavras bullying ou valentão para descrever tudo. Ao invés de chamar de assalto e agressão.


Bom, os valentões empurram, humilham e derrubam o chocolate do horace. E quando horace tenta se defender, é jogado ao chão e recebe diversos socos. Mas o mimimi explica que tudo não passa de bullying ao invés de explicar o valentão como alguém cometendo um crime sério.

É então que entra em cena um dos personagens mais legais. Rudy.

Rudy é o garoto rebelde que usa cabelo comprido, jaqueta de couro, óculos escuros e luvas. Ou seja, é um jovem roqueiro. Rudy faz toda a agressão parar apenas com sua presença. Pergunta sobre o amigo Horace, que se levanta chorando. E em seguida faz com que o garoto brigão coma o chocolate que derrubou e pisou.

Típico valor machista de defender os mais fracos.

 

E sabem quem também teve que se defender contra valentões? Apenas Chuck Norris e todos os seus heróis. Todos foram para academias aprender a se defenderem de forma segura.



O Clube dos Monstros

Finalmente, graças a atitude de Rudy, Gordão conversa com os amigos para que ele faça parte do Clube dos Monstros. Aqui, conhecemos as outras crianças que fazem parte direta e indireta do Clube. Temos o jovem Eugene, irmão mais novo de Patrick com pouco mais de seis ou sete anos.


Sempre acompanhado de seu fiel cão Beagle. Também acompanhados da pequena Phoebe, irmãzinha de Sean com pouco mais de cinco anos. E o que a produção conseguiu fazendo os atores mirins neste filme é de tirar o chapéu. Fazer as crianças repetirem suas falas e contar todas as suas piadas é algo que poucos conseguem.


Temos as crianças como verdadeira metralhadora de besteirol. Conversando sobre os filmes dos anos de 1940 com lobisomens usando calças para ninguém ver o pipi de lobo. Descobrimos que a pequena Phoebe assiste aos filmes do Rambo. O filme é recheado do ponto de vista infantil com todo o seu humor.

Rudy inclusive precisa passar por um teste respondendo perguntas sobre monstros. Ele até pensa em desistir, mas o Clube tem vista para a janela da irmã de Eugene que fica trocando de roupa toda hora.


O Diário de Van Halen

O que liga diretamente a trama das crianças com os monstros é o Diário de Van Helsing. A primeira brincadeira que devo explicar é o fato de que o nome Van Helsing é o nome da família de Bram Stoker, autor de Drácula. Foi uma brincadeira proposital onde o autor se colocou como o caçador de vampiros.

A mãe de Sean fez questão de comprar para ele. Que em uma cena hilária, quase manda ver um palavrão ao receber o diário.

O problema é que ninguém menos que o próprio Drácula sabe com quem está o diário. Ligando e perguntando pelo mesmo para descobrir os segredos da mansão Shadow Brooke 666!

O que faz com que a mãe de Sean anote na parede sobre o diário de Van Halen. A piada é ela ter confundido Van Helsing com Van Halen, uma das melhores bandas que você pode pesquisar agora mesmo!



A Louca nos Monstros

Voltamos a falar do ponto alto do filme. Um avião de carga passa pela cidade e os pilotos desconfiam dos estranhos barulhos. Um dos pilotos vai investigar. O que não esperava era encontrar com Drácula. E como explicado antes, Drácula é assustador neste filme. Ele não fala uma palavra enquanto se diverte com os humanos lutando pelas suas vidas.


Mesmo quando o piloto abre o compartimento de carga debaixo dos pés de Drácula, a reação é o sorriso de sarcasmo e transformação dele em morcego.


A cena deixa escapar outro detalhe pouco mostrado no cinema. Neste filme, Drácula segue o detalhe de que pode andar durante o dia! Um detalhe vindo diretamente do livro!


O lobisomem

Um homem entra desesperado na delegacia. Ele implora para que lhe prendam por ele ser um lobisomem. Os policiais respondem incrédulos que não acreditam em lobisomens. O homem repete aos berros que ele é um lobisomem e que se transformará na lua cheia. Os policiais tentam acalmar o homem até que ele começa a brigar com os policiais. Ele consegue pegar a arma de um policial, atira para cima e implora para que lhe prendam.


Um jovem policial precisa agir e atira três vezes contra o homem. Cada tiro focando no seu rosto e mostrando o drama de um policial ao atirar em alguém.


Pouco tempo depois, na ambulância, a luz da Lua faz o cadáver se mexer por baixo do lençol. O homem emerge como um lobisomem e mata o motorista.

Logo depois, o lobisomem pode ser visto nos bosques junto a Drácula. Existe uma referencia ao filme O Lobisomem onde Drácula carrega uma bengala com uma cabeça de lobo feita de prata. O que significa que se Drácula não controlar a sua mente, vai simplesmente matar o lobisomem e arrumar outro. Ou fazer outro.


Aqui, vou fazer uma analise profunda sobre a lenda do lobisomem.

Por milênios, doenças físicas ou mentais não tinham qualquer explicação fora do sobrenatural. Diversos doentes mentais já foram acusados de serem lobisomens. Destaque para a história do Rei Licaon e do Rei Nabucoconodosor. Milhares de ataques de animais foram descritos como ataques de lobisomem. Com destaque para a famosa história da Besta de Gevaudan, que matou centenas de pessoas até morrer com um tiro de bala de prata purificada na Igreja.


Até assassinos em série já foram apontados como lobisomens.


Em Deu a Louca nos Monstros, temos o núcleo das crianças fofas e engraçadas. Mas também temos os monstros como seres violentos e assustadores. O lobisomem é mostrado de forma dramática, um ser humano implorando por ajuda. Sua morte é violenta e trágica. Porém, existe uma grande diferença.


Nem nas lendas, nem na literatura e tão pouco nos filmes temos a maldição do lobisomem em tal nível de desgraça. O ser humano não conseguindo fugir de sua maldição nem mesmo na morte! Mesmo morto com três tiros, à maldição o trás de volta a vida para matar e sofrer. O lobisomem é condenado a matar a tudo e todos a sua volta. Nem mesmo a morte lhe dá liberdade da maldição. E além de escravo da maldição, agora é servo de Drácula!


A múmia

Sinto muito. Existem centenas de múmias e nenhuma delas pode ser vista aqui. Faço inclusive a defesa da múmia mais conhecida dos cinemas, Imotep. Imotep é o nome de um grande arquiteto do Egito antigo. Construiu as necrópoles, cidades cemitérios. Projetou e construiu as primeiras pirâmides e seus filmes clássicos possuíam uma história de amor. Claramente, a múmia deste filme não é Imotep.

Mas sua participação no filme indica que a Múmia está mais a passeio.



O Monstro da Lagoa Negra

Nosso representante! Vindo diretamente da Amazônia! É a lenda do Caboclo d’Água. Sua lenda é muito conhecida na Amazônia, Tocantins, Mato Grosso e diversas outras regiões do Brasil. Veio desde as lendas de povos pré-colombianos. Já foi apontado que a lenda existe por causa de animais grandes que realmente viram os barcos de pescadores para atacar os tripulantes. Exemplos não faltam. O jacaré Açu é só um pouco menor que os maiores crocodilos do mundo. As anacondas de 6 metros. Ou as onças. E fora isso, o pessoal esquece que os rios do Brasil estão cheios de outros habitantes que também atacam seres humanos como os bagres que podem chegar a dois metros, dezenas de espécies de tubarões que só existem no Brasil. Piranhas e outros bichos.


A lenda do Caboclo d’ Água é a lenda de um animal que possui braços e pernas para andar por perto das cidades ribanceiras e caçar seres humanos. Praticamente o mesmo comportamento de caça de outros animais.

É a lenda brasileira mais conhecida no mundo graças aos filmes clássicos do Monstro da Lagoa Negra.


O Monstro de Frankenstein

A cena é um primor. Drácula reúne todos os monstros clássicos da Universal em volta do caixão com o monstro de Frankenstein.


Aqui, vou explicar parte da dificuldade da produção em adquirir os direitos de colocar o monstro no filme. O personagem é de domínio publico. Mas a imagem clássica dos filmes pertence aos Estúdios da Universal e a diversos realizadores dos filmes originais. Por exemplo, o monstro clássico tinha parafusos saindo de seu pescoço e isso era copyright dos maquiadores. E tinha que colocar os parafusos saindo da cabeça. Entre outras dificuldades.


Quando Drácula abre o caixão, existe o problema de que o monstro está morto. O que faz com que Drácula ligue cabos aos parafusos na cabeça dele e controle a tempestade. Drácula controla o clima no livro. Temos então a homenagem clássica a cena de trazer o monstro de volta a vida!

O monstro finalmente volta a vida. E suas primeiras palavras perguntam sobre há quanto tempo ele e Drácula não se viam. O modo como o monstro de Frankenstein se referiu a Drácula indica outra coisa.

- Há quanto tempo, MESTRE?

Sim. Todos os monstros neste filme são escravos ou manipulados por Drácula.

 


Continuação das obras originais?

A melhor maneira de interpretar este filme é entendendo o que ocorre com Drácula e o Monstro de Frankenstein  depois de suas obras literárias originais. Com todas as passagens e ações ocorridas. Mesmo que se interprete que ao final do livro acabe ambíguo sobre o monstro estar morto ou não. Devemos nos lembrar que o Monstro de Frankstein já esteve morto. E o mesmo também se aplica a Drácula, que já esteve morto antes e voltou.


Enquanto que podemos entender que a Múmia, o Lobisomem e o Monstro da Lagoa Negra são outros personagens vindos de suas mesmas mitologias. É uma outra Múmia, um outro lobisomem e outro Monstro da Lagoa Negra.

Lembrando que todos estes monstros vieram de boas obras tanto na literatura quanto no cinema. 

 

Seres humanos e monstros

Para investigar sobre o diário de Van Helsing, os meninos precisam recorrer ao único alemão disponível. O Alemão-que-Assusta!

A primeira lição na língua alemã é a frase: Por favor, não me mate!


A própria interação dos meninos com o Alemão-que-Assusta já é uma lição de vida. Ele é só um idoso que gosta de fazer tortas e possui lembranças estranhas da Segunda Guerra Mundial. E não devemos julgar as pessoas pela aparência.

O Alemão-que-Assusta explica o que está no Diário. O amuleto é um símbolo sagrado, um bem concentrado que não pode ser destruído por meios naturais. Porém, a cada cem anos, pode se destruído ou usado para abrir as portas do purgatório.

Estas são as informações que Drácula procura.

Ao se despedirem do Alemão-que-Assusta, ele explica um pouco sobre monstros e mostra que possui reflexo no espelho. Os meninos enxergam agora que ele entende de monstros.



A cena seguinte é simples e profunda. Aquele humilde velhinho simplesmente afirma que talvez saiba um pouco de monstros e fecha a porta mostrando a tatuagem de numero que os Nacional SOCIALISTAS obrigavam em seus campos da morte. O Alemão-que-assusta foi vitima dos campos de concentração!

 



A menina e o monstro

O livro de Frankenstein possui um ponto sempre presente. O Monstro é sempre julgado pela aparência. Nunca por suas ações. E tudo isso muda quando ele conhece a menina Maria.

Quando o filme original de 1931 chegou aos cinemas, as pessoas ficaram escandalizadas ao ver e entender o contexto da cena. A menina Maria é pura e inocente. Ela não julga o monstro como um monstro. Ela oferece flores e brinca com ele. E em uma brincadeira de jogar flores no riacho, o monstro fica sem flores e termina por jogar a menina.

Ela se afogou. Foi jogada por alguém que nem mesmo sabia o que estava fazendo.

 

Qualquer advogado ou juiz podem chegar à mesma conclusão:

O monstro de Frankenstein foi concebido de forma antinatural e não recebeu absolutamente nenhuma instrução para discernir certo e errado. Naquele momento, nem mesmo saberia assinar o próprio nome. Devendo ser considerado doente mental.

 

Na literatura, o monstro termina a história como alguém inteligente que reconhece seus erros. Ele encara o fato de que matou a pequena Maria, causando muita dor e mais mortes por onde passou. Preferindo morrer sozinho.

 



Em Deu a Louca nos Monstros, temos um novo contexto:

Conseguimos ver Drácula ressuscitando o Monstro de Frankenstein. Na próxima cena onde conseguimos ver os dois juntos, o Monstro está acorrentado e preso em uma cela. Drácula então adentra a cela e explica para o monstro que existe um diário com as crianças e que o monstro deve recuperar o diário. Deixando claro que ele deve matar as crianças se elas não entregarem o diário.

Quando o Monstro de Frankenstein é visto novamente, ele encontra a pequena Phoebe na beira de um riacho. Exata situação do romance e dos filmes! Onde o Monstro de Frankenstein tem uma ordem para matar uma criança.

Aqui, o Monstro foi ressuscitado como um servo de Drácula e recebe a missão de matar as crianças. E mesmo com seus pensamentos retardados por ter passado anos morto, ele teve a escolha de não matar Phoebe. Uma continuação da obra original.

 



O que podemos ver a seguir é a alma do filme!

A menina Phoebe resolve contar aos meninos sobre o Monstro de Frankenstein, ela tenta contar com seu jeito doce, depois ela tenta com educação e por fim ela usa uma linguagem que seu irmão entende. Dá uma boa mordida nele!

Quando os meninos conseguem prestar atenção, ela mostra o Monstro para eles. O que é um festival de menino saindo correndo, tropicando, se escondendo dentro de lata de lixo!

Só depois de recolher um pouco da dignidade é que Sean resolve tentar falar com ele.

 



O ser humano de Frankenstein

A interação das crianças com o monstro é um ponto forte sobre como o personagem é trágico. Na literatura e em seus filmes, ele nunca foi tratado como um ser humano. Salvo em duas únicas situações, a criança Maria e um velho cego que tentou falar com o monstro.

Em Deu a Louca nos Monstros, a interação do Monstro mostra alguém que procura uma redenção. Mostra que Frankenstein criou um ser humano. Exato ponto do livro.

Alguém que comete erros como tirar fotos da irmã pelada de Patrick ou que repete as palavras de uma criança inocente como Phoebe.

Em uma cena muito triste, podemos ver o ser humano olhando para uma mascara do Monstro e entendendo que ele assusta as pessoas. Na cena seguinte, podemos ver o ser humano de Frankenstein caminhando lado a lado com as crianças.

O personagem foi criado para ser um monstro. Victor Frankenstein cortou, costurou, montou, desmontou e remontou um ser humano feito de diversas partes de seres humanos e animais. Em algum momento ele deve ter percebido que estava uma merda. Em algum momento ele deve ter percebido que aquilo era mais feio que bater na própria mãe. Ele deu a vida a um ser humano e o abandonou no mundo para sofrer. Triste que séculos depois, teríamos o progressismo e o socialismo para dar força total à tragédia de Frankenstein.

 



O progressismo denunciado em Frankenstein

O livro Frankenstein de Mary Shelley previu com horror toda a maldade que seria adotada. Socialistas de Stalin, Mussolini e de Hitler fazendo experiências contra a vontade dos seres humanos. Testando novas armas, gás mostarda, bactérias, vírus e vacinas assassinas. Afirmando que pessoas não seriam seres humanos e justificando se livrar dos indesejáveis atreves do extermínio.

Quase um século depois da Segunda Guerra Mundial e ainda temos o discurso nazista afirmando que bebes não são seres humanos e justificando se livrar dos indesejáveis.

Mais de dois séculos inteiros depois da tragédia de Frankenstein e ainda temos o perigo da China criar outra arma biológica mortal. Ainda temos pervertidos forçando ideologia de gênero para mudar o sexo de nossas crianças com lavagem cerebral, hormônios de câncer venenoso e a mutilação genital. Dois séculos de obras explicando que experiências em seres humanos é errado e eles ainda querem mudar o sexo das crianças. Um século inteiro de documentação sobre as experiências que os socialistas comunistas, fascistas e nazistas cometeram contra pessoas inocentes e ainda defendem hoje seus ideais.

 



Rock until you Drop

A partir do ponto onde as crianças sabem que os monstros estão à solta, temos uma das maiores delicias do cinema. A montagem musical.

A montagem é um momento do filme onde acompanhamos os personagens em planos de ação, traçando estratégias, treinando ou construindo suas armas. Sempre acompanhados de uma trilha sonora. Diversos filmes clássicos possuem montagens. Os filmes de Rocky Balboa são ótimos exemplos.

E agora a lição de vida que eu adoro falar. Não existe diferença entre o Rocky Balboa treinando e você estudando para mudar de vida. Os filmes de Rocky Balboa são lições de vida sobre se fortalecer tanto fisicamente quanto no psicológico. Além de fortalecer o coração do guerreiro. Quando você coloca uma trilha sonora para treinar até cair, estudar até rachar o crânio ou trabalhar até realizar seus sonhos. Sempre tenha em mente que seus inimigos já realizaram os sonhos deles e que estão focados em passar por cima de você.

As crianças se preparam o melhor que podem. Um arco é roubado e estacas de madeira são produzidas. Talheres de uma prataria somem misteriosamente e são usados para produzir uma bala de prata. Mas a melhor é o jeito de se conseguir uma virgem.

Aproveitando que o Monstro de Frankenstein tirou fotos da irmã de Patrick, resolvem chantageá-la para que ela leia as passagens do Diário de Van Helsing. Estilo Vingança dos Nerds!

 



A Mansão Shadowbrook 666

Uma cena simples e sem nenhum efeito especial. Drácula esta na mansão apenas falando com o ser humano que se transforma em lobisomem. O fato de o homem estar amarrado e sedado em uma cadeira já seria assustador o suficiente. Mas é Drácula conversando com ele. Com sua voz cheia de sarcasmo onde ele pediria desculpas por fazer aquele homem tomar sedativos em uma quantidade que mataria um ser humano. E em seguida, Drácula explica que seu prisioneiro nem mesmo é um ser humano.

O filme abre espaço para se entender temas muito mais profundos. Drácula foi um príncipe no exato período de tempo onde Maquiavel escreveu sobre O Príncipe, um compendio sobre como governos justificam a tirania e todas as suas atrocidades. Em vida, Drácula justificou escravidão, tortura e genocídio. Reflexo de governos que insistem em não morrer.

Já o lobisomem, trágico e desumanizado o suficiente para nem mesmo ter um nome, é um peão em um jogo de poder. Onde nem mesmo a morte conseguiu liberta-lo da maldição. Um escravo da vontade de Drácula, que nem o vê como um ser humano.



Quando Drácula decide sair de cena, ele o faz para cometer atrocidades piores do que drogar e prender um homem a uma cadeira. Ele abre uma porta e conseguimos ver três jovens moças que foram sequestradas. Drácula adentra o quarto disposto a cometer todos os piores crimes contra elas. Além da força física, Drácula possui a habilidade de controlar mentalmente suas vitimas, de modo que boa parte de todos os filmes sobre Drácula capricham em cenas de sexo. Lamento dizer, mas controlar a mente da vitima para fazer sexo ainda é estupro! Drácula vai morder e se alimentar do sangue das inocentes (agressão), vai controlar suas mentes para fazer sexo (estupro), vai mata-las e ainda fará com que voltem à vida como suas escravas.

Diante do horror de Drácula, o lobisomem, precisamente o ser humano que se transforma em lobisomem, cospe os sedativos que guardou dentro de sua boca. Ele foge pela janela. E em um momento de lucidez, chega a um posto de gasolina onde tenta avisar o pai do menino Sean. Contando o plano de Drácula para pegar as crianças, o diário e o amuleto. Tudo isso para um pai que acaba escutando o homem se transformar em lobisomem.

 

Pegando o Amuleto

Os meninos Sean, o pequeno Eugene e Gordão vão junto como Monstro de Frankenstein para a Mansão Assombrada pegar o amuleto.

Ao chegar à frente da Mansão, o Monstro de Frankenstein explica com seu pouco raciocínio que o Mestre Drácula está por perto e quer as crianças mortas. Mais um equilíbrio perfeito entre a comédia juvenil e o terror.

O fato das crianças adentrarem a Mansão assombrada faz com que a dinamite de Drácula exploda. E a explosão derruba uma tonelada de entulho por cima do Monstro de Frankenstein. O que faz o pequeno Eugene chorar e os meninos perceberem que estão sozinhos.

 



É nesta hora que aparece o Lobisomem! E em um erro do filme, ele não mata imediatamente as crianças. Mas será mesmo um erro do filme? Ou será que devemos nos lembrar de Um Lobisomem Americano em Londres?

Em Um Lobisomem Americano em Londres, existe um momento onde o lobisomem detém a sua fúria assassina por um momento tentando não matar a mulher que ama.

Será que podemos interpretar que em algum lugar dentro do lobisomem existe um ser humano lutando para não matar crianças esperando um milag...




- Gordão, chuta o saco!




- Ele não tem saco!




- Chuta o saco!


-Lobisomem tem saco!

 

A fuga dos meninos leva a um dos momentos mais tensos do filme. Eles percebem que estão cercados pelo lobisomem, por vampiras vitimas do Drácula e pelo próprio Drácula! E a única saída é procurar pela passagem secreta! O que remete ao romance da literatura O Cão de Baskervilles escrito por Arthur Conan Doyle.

A passagem secreta leva ao amuleto e revela os restos mortais de um homem que morreu para preservar seu segredo. O amuleto que pode levar ao purgatório possui os ornamentos em ouro de Double Dragon, um bem absoluto cercado por crucifixos para manter Drácula afastado. Sean pega o amuleto e tenta sair o mais rápido possível. Mas não sem a ameaça real de Drácula.

 

Caçados

A partir do ponto onde os meninos possuem o amuleto, todos os monstros se colocam em uma caçada contra as crianças! O primeiro monstro a tentar pegar as crianças é a Múmia! Porém, não se trata da Múmia de Imotep, mas a Múmia mais assustadora de todas. É a Múmia que lutou com o Chapolim Colorado no Museu! E depois de quase derrotar o nosso Polegar Vermelho, resolveu perseguir as crianças em fuga! Levando as crianças a ter que destruir o cara-de-band-aid!

 

Drácula, com sangue nos olhos, utiliza seu possante carro fúnebre para chegar à casa do menino Sean. Deixando claro que observou as crianças desde o momento onde conseguiram o diário de Van Halen. Drácula possui tanto ódio que arranca a porta do próprio carro, pega apenas um pouco de dinamite e explode completamente o Clube de Monstros!

Quando o pai de Sean aparece, ele é um policial que trás consigo o seu parceiro! O problema é que em Deu a Louca nos Monstros, Drácula é um monstro frio, calculista e assustador de verdade. O qual apenas acende a dinamite em sua mão com o poder da mente e a joga debaixo do carro da policia como se não fosse nada. Explodindo seu parceiro.

Sem alternativa, o pai de Sean mira e atira três vezes no peito de Drácula, que nem reage. A resposta de Drácula é o absoluto horror de qualquer pai: Vou pegar teu filho.

 

Valores familiares, machismo e fé.

O final de Deu a Louca nos Monstros é o puro refinado de valores tradicionais com lições de vida sobre coragem e redenção.

A começar pelo plano das crianças de correr para a velha igreja no centro da cidade. Na igreja e em seus arredores que os monstros poderão se afetados ou mesmo destruídos. Porém, a igreja está fechada e isso obriga as crianças a enfrentar os monstros do lado de fora.

 

Vamos explicar o machismo. Ao contrário de todas as besteiras das feministas, conseguimos ver o machismo no comportamento de homens que buscam fazer o que é certo para proteger as mulheres e as crianças. Como o pai de Sean e sua irmãzinha Phoebe chegando bem a tempo de atirar em Drácula enquanto ele está distraído como morcego! Drácula levou chumbo e ficou momentaneamente ferido dentro de um prédio. Momentaneamente significa que Drácula só ficará ferido por aquele momento. O que faz o pai de Sean correr para tentar destruir o vampiro com dinamite. O que só não ocorre pelo pai de Sean ser atacado pelo lobisomem!

Sean então aparece para ajudar o seu pai e eles conseguem jogar o lobisomem do prédio com dinamite. Sendo um ponto forte da parceria de um pai com seu filho.

O problema é que mesmo com o lobisomem despedaçado pela dinamite, seus pedaços ainda se contorcem no chão de dor. É o ápice da maldição do lobisomem onde nem mesmo a morte liberta a pessoa de sua maldição. Mesmo baleado ou explodido. A cena grotesca dos pedaços do lobisomem o mostra em agonia. E mesmo assim, os antigos espíritos do mal ainda puxam seus pedaços para que ele volte a ser um só. O Lobisomem ataca de novo!

 

Outro momento de coragem e superação. Rudy é confrontado pelas três servas de Drácula. O contexto do horror é um circulo completo. As três meninas foram sequestradas, possivelmente molestadas e assassinadas por Drácula. Para depois da morte voltarem como escravas de Drácula obrigadas a beber o sangue dos inocentes para algo abaixo da sobrevivência.

As ações de Rudy ao segurar o arco e disparar a primeira estaca contra o peito da vampira também é um ato de dar liberdade a alma da menina transformada em um monstro. Contra a segunda vampira, Rudy só tem tempo de cravar a estaca em seu peito com as próprias mãos.

Depois de matar as vampiras, conseguimos ver Rudy ajoelhado no chão encarando o que fez. É quando a policia chega. Mas eles não vieram prender Rudy, vieram por causa do Lobisomem atrás de Rudy. O mesmo policial que atirou no lobisomem no começo do filme atira de novo e vê horrorizado que o lobisomem não morre. Outros policiais tentam prender o lobisomem como se ele fosse um homem com uma mascara. Todos são derrubados. Restando a Rudy pegar uma arma e colocar nela a sua única bala de prata. E com um só tiro, derruba o lobisomem que cai no chão como um ser humano. Agradecendo.

 

Outra história de superação e coragem. Gordão é cercado pelo Monstro da Lagoa Negra. Podemos ver o Monstro da Lagoa Negra agarrando um policial e esmagando sua cabeça com suas próprias mãos. Gordão só tem tempo de pegar a espingarda do policial e tentar intimidar o Monstro da Lagoa Negra. O monstro não se intimida e avança. Gordão precisa tentar fugir e a porta de uma lanchonete é a única forma de salvação. Mas a porta está trancada com os dois valentões que batiam no gordão, ele pede que abram, mas eles se negam. Gordão é só uma criança contra o Monstro da Lagoa Negra, nunca aprendeu a atirar, mas aprende a puxar o gatilho. O tiro certeiro derruba o monstro. Gordão superou seu medo. Seu nome é Horace!

 

A leitura do diário

Durante toda a luta das crianças contra o mal, temos Patrick e o Alemão-que-assusta tentando fazer a irmã gostosa de Patrick ler o diário. Por livre e espontânea chantagem. Estilo American Pie. Óbvio que ela é burra e nem sabia ler alemão. Um monte de gente morrendo e ela nem pensando cooperar.

Pois bem, conseguiram ler as palavras no Diário. Finalmente, teve comemoração e tudo. Mas nada aconteceu, feijoada. Ela nem era virgem.

 

Foi então que Eugene faz uma pergunta interessante. Será que a inocente Phoebe é uma virgem que consegue ler as sagradas escrituras? Sim, a menina Phoebe é uma virgem pura e sua inocência pode salvar a humanidade! O Alemão-que-assusta lê o diário e ela só precisa repetir.

E então Drácula aparece. Com sangue nos olhos e exalando maldade. A construção da ameaça de Drácula é uma das melhores representações do personagem.

Drácula caminha para Phoebe com um olhar assassino. Mas não se preocupem, pois um policial se aproxima para finalmente prender Drácula e... Plaft! Drácula o nocauteia com um peteleco!

Outro policial aparece em cena acertando Drácula com um cassetete. Drácula quebra o braço do policial sem nem desviar o olhar de fúria assassina. Mais um policial tenta deter Drácula. Drácula apenas quebra seu pescoço sem nem mesmo piscar. Chega ao ponto onde o ultimo policial nem mesmo consegue atirar em Drácula, seja por seu poder de controlar a mente das pessoas, ou seja, por puro medo. E mesmo que atirasse, nem mesmo faria mal a Drácula.

Mesmo vendo Drácula ferir e matar homens, o velhinho que as crianças chamavam de o Alemão-que-assusta ainda assim tenta defende a menina Phoebe. Ele podia morrer e mesmo assim tentou fazer o que é certo. Drácula o derrubou sem nem mesmo tocar nele.

 

Drácula chega até a menina Phoebe. Sorri e acaricia seu rosto. Em seguida ele a agarra pelo rosto e a levanta. Então ele manda que ela lhe dê o amuleto. No original em inglês, ele chega até a chamar a menina de bitch. Puta. A pobre menina começa a gritar e Drácula mostra as suas presas de vampiro.

Alguém finalmente consegue agarrar e deter Drácula. Foi o ser humano criado por Frankenstein. É o seu momento de redenção perante as tragédias do livro de Mary Shelley!

Ele finalmente faz o que é certo. Jogando Drácula para cair em uma cruz de ferro e depois acompanhando Phoebe na leitura do Diário. Segurando a sua mão para afastar todo o medo em seu coração.

 

O momento final é a abertura das portas do purgatório. Onde todos os monstros seriam sugados e destruídos. Temos um embate final entre Drácula e Sean onde o Vampiro tenta arrastar o menino com ele para o purgatório.

 

E terminamos com o ser humano de Frankenstein se despedindo de Phoebe. Injustiçado tanto na obra original quanto nos filmes, poucas vezes foi mostrado como um ser humano arrependido do mal que fez e buscando a redenção. Este filme imagina uma perfeita continuação e conclusão do personagem.

O ser humano criado por Frankenstein se negou a fazer o mal. Salvou a pequena Phoebe e abriu caminho para destruir Drácula. Aceitando sair deste mundo amado por uma criança inocente.

 

É um filme feito para divertir, rir, assustar e até chorar. Seu revide permite que eu escreva sobre diversos temas adultos de forma fácil de entender. Um ótimo filme.

 

Uma obra prima do Medo

Stephem King adorou o filme e a homenagem feita a ele. Tanto que anos depois ele escreveu e lançou o livro IT – A Coisa. Onde um grupo de crianças precisa se unir contra uma entidade que consegue se transformar em qualquer coisa para se alimentar das crianças. Sua forma favorita é o palhaço assustador Pennywise. Mas que no livro também toma a forma de um lobisomem, do Monstro da Lagoa Negra, da Múmia e de Drácula.

O livro é grande e toca em temas bem pesados. Foi adaptado para uma minissérie que foi compilada em um filme poucos anos depois de Deu a Louca nos Monstros. Recebeu um remake muito bom na forma de dois filmes. Obra completamente voltada ao terror.

 

Os Goonies

Outra obra que foi claramente inspirada. Possui algumas das mesmas ideias e até alguns dos mesmos atores em papeis iguais. Obra misturando comédia e aventura.

 

Deu a Louca nos Monstros foi um fracasso de bilheteria por que ninguém sabia como vender o filme. Mas o mercado de aluguel de VHS resgatou o filme. Foi uma mistura que poucos souberam fazer. Um filme para crianças com crianças falando palavrão em cenas de terror e violência. Uma comédia com personagens sérios e dramáticos como o Monstro de Frankenstein. Um Drácula assustador chamando uma menininha de puta e ameaçando matar ela. O filme arriscou muito em um tempo onde os estúdios ainda tinham bolas.

 






Por Marcio Strzalkowski

Força e honra

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